FANEC - Faculdade Natalense de Ensino e Cultura

Como acessar

Regulamento Interno da Biblioteca

CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE
Art. 1º - A Biblioteca da Faculdade Natalense de Ensino e Cultura - FANEC, tem por finalidade oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão. Destina-se, primordialmente, a alunos regularmente matriculados, professores e funcionários da IES.
Parágrafo único. A Biblioteca Universitária também disponibiliza seu acervo para consulta local à comunidade externa, também mediante cadastro: endereço, RG, CPF.

CAPÍTULO II – OBJETIVO
Art. 2º - Reunir, organizar, disseminar e socializar as informações contidas em seu acervo bibliográfico, assim como promover as culturas entre os docentes, discentes e funcionários, de forma dinâmica e eficaz, contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

CAPÍTULO III - SERVIÇOS
Art. 3º - A Biblioteca da FANEC oferece serviços de Consulta (local), Empréstimos (renovação e reserva de material emprestado), acesso à Internet, acesso a Bases de Dados, Levantamento Bibliográfico, Orientação Bibliográfica, Atendimento aos Usuários.
Art. 4º - Os serviços técnicos e de orientação ao usuário, na utilização das fontes de consulta e uso da biblioteca, são coordenados e exercidos por bibliotecários ou por outros profissionais e/ou atendentes por eles delegados.
Art. 5º - Para fins de estatística, controle do acervo, avaliação das obras consultadas e bom funcionamento dos serviços da Biblioteca, devem ser observados, rigorosamente, as normas estabelecidas neste Regulamento.
Parágrafo único. Alguns dos serviços oferecidos pela Biblioteca (empréstimo, renovação, reserva, consulta e acesso à internet) poderão deixar de funcionar temporariamente, em caso de problemas de ordem técnica interna ou externa, nas áreas de rede elétrica ou de telecomunicações.

CAPÍTULO IV - ACERVO
Art. 6º - O acervo da Biblioteca é formado por diversos materiais bibliográficos em diferentes suportes:
I - Geral (livros);
II - Multimeios (disquete, fitas de vídeo, CD e DVD);
III - Referência (enciclopédias, dicionários e bibliografias);
IV - Especial (monografias, anais, hemeroteca e outros.);
V - Periódicos (revistas e jornais).
Parágrafo único. O uso do material de Referência, especial e Periódico, fica limitado apenas para professor para fins didáticos em sala de aula.

Art. 7º. - O material do acervo da Biblioteca só poderá ser copiado (xérox, scanner) em parte, de acordo com os ordenamentos dos Direitos Autorais.

CAPÍTULO V - EMPRÉSTIMO
Art.8º. Pare ter acesso ao acervo da biblioteca é necessário realizar primeiramente o cadastro no setor, para tal o usuário deve trazer comprovante de regularidade com a faculdade.
Art. 9º.- O material disponível para empréstimos domiciliar, obedecerá aos prazos abaixo descriminado:

EMPRESTIMO DOMICILAR

Usuário Nº de obras permitidas Período de Empréstimo Renovação
Discentes 4 obras 10 dias 1
Discentes-Pós 4 obras 12 1
Funcionários 4 obras 08 dias 1
Docentes 4 obras 25 dias 1

EMPRÉSTIMO ESPECIAL

Usuário Nº de obras permitidas Período de Empréstimo
Todos 3 horas 4 obras

§ 1º O material reservado, fica à disposição do usuário por 1 dia, após este prazo, o sistema liberará automaticamente o material para futuros empréstimos.
Parágrafo único. A reserva de livros deve ser solicitada pelo próprio usuário. O empréstimo de materiais poderá ser renovado, por uma (1) vez, caso não haja reserva.
§ Não é necessário estar com o material para renová-lo presencialmente na biblioteca.
Art. 10ª. O Usuário que emprestar obras da biblioteca para terceiros, responderá por todas as penalidades previstas neste regulamento em caso de atraso, perdas ou danos, por não reconhecer o terceiro como responsável pelo empréstimo.

CAPÍTULO VI - DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS USUÁRIOS
Art. 10º. - São direitos dos usuários:

  • Livre acesso ao acervo, nas condições deste instrumento;
  • Para professores, funcionários ativos e alunos da IES, mediante apresentação de documento de identificação de caráter legal com foto, devendo inscrever-se em uma única matrícula Institucional de acordo com sua categoria (aluno, professor ou funcionário).
  • Solicitar o nada consta na biblioteca. Documento este obrigatório para fins de trancamento de programa, colação de grau e diploma de conclusão de curso, sendo cedida para o usuário que não possuir empréstimos em aberto com a biblioteca.

Art. 11º. - São obrigações dos usuários:

  • Deixar sobre as mesas o material utilizado nas consultas, não o colocando nas estantes;
  • Manter silêncio;
  • Não comer, beber, fumar, utilizar telefone celular, realizar trabalhos de recortes, ou reuniões de caráter estranho às finalidades da Biblioteca;
  • Utilizar o guarda-volumes para deixar pastas, bolsas e sacolas, durante sua permanência na Biblioteca.
  • Observar, rigorosamente, a data válida de devolução do material emprestado, registrado no próprio material;
  • Cumprir penalidades, no caso de devolução em data e hora posterior à determinada, do material emprestado conforme o previsto no regulamento interno da Biblioteca;
  • Apresentar, na saída da Biblioteca, todo o material que esteja em seu poder;
  • Atender ao pedido de comparecimento a Biblioteca, quando solicitado;
  • Devolver à Biblioteca o material em seu poder quando do seu desligamento da Instituição;

§ A biblioteca não se responsabilizará pelos materiais depositados nos guarda-volumes, nem pelos pertences dos usuários deixados ou esquecidos em suas dependências.

CAPÍTULO VII - PENALIDADES
Art. 12º. Em caso de furto, roubo, extraviou ou perda ou dano do material bem como descumprimento dos prazos estabelecidos pela Biblioteca ou das obrigações fica prevista as seguintes aplicações:
1. A não observância do prazo de devolução acarretará em suspensões previstas nas conformidades descritas abaixo:

a. Devoluções em atraso:
• 1ª devolução com atraso – 7 dias impedimento;
• 2ª devolução com atraso – 15 dias impedimento;
• 3ª devolução com atraso – 20 dias impedimento;
• A partir do 4º atraso, serão 30 dias por cada recorrência.
§ As penalidades poderão ser canceladas pela coordenação da biblioteca nos casos de devoluções atrasadas, por motivo de doença ou enfermidade que o impossibilitou da devolução mediante apresentação de atestado médico.

b. Extravios ou perda e dano irreversível do material bibliográfico:
É de inteira responsabilidade o material da biblioteca quando em poder do usuário. Logo o usuário deve fazer a reposição do material do mesmo título. Tratando-se de obra esgotada, será indicado outro item de assunto equivalente ou conforme a determinação da coordenação da biblioteca. (podendo ser do sebo, desde que, em ótimas condições).
§ O reaparecimento da obra extraviada, quando ocorra sem culpa da biblioteca, não implicará na devolução da obra objeto da reposição, à pessoa envolvida;

c. Roubo, furto:
Nos casos de furto ou roubo de obras, deve ser apresentado Boletim de ocorrência (B.O) que prove o fato. A reposição deverá ser de título igual, e, em situações extraordinárias - obra equivalente e devidamente atualizada
§ 1º O mau comportamento do usuário no interior da Biblioteca resultará em penalidades a serem indicadas pela Coordenação da mesma.

CAPÍTULO VIII - DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 13º. - O horário de funcionamento da biblioteca:

  • Segunda a Sexta-feira das 7:00h às 22:00h;
  • e aos Sábados das 8:00h às 13:00.

Art. 14º. - Os casos omissos, neste Regulamento, serão resolvidos pela Coordenação da Biblioteca.
Art. 15º. - Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

Natal (RN), 09 abril de 2018.
MARTA RAQUEL SANTOS DE OLIVEIRA
Bibliotecária – CRB-15/601