FANEC - Faculdade Natalense de Ensino e Cultura

Como acessar

Eventos

A Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC) esteve presente nessa quarta-feira (02) participando do Programa Forças no Esporte (PROFESP - ALA 10/BASE AÉREA DE NATAL - Gestor Nacional Cel. Av. R1 Décio Dias Gomes), em uma das atividades previstas no Quadro de Trabalho Semanal (30/09 a 04/10). Um dos palestrantes sobre o Programa de Formação de Valores (PFV) foi proferida pelo aluno João Maria de França, aluno do Curso de Direito da FANEC.

Jovens de seis a 18 anos, alunos de escolas públicas do município de Parnamirim/RN, escutavam com atenção o guerreiro JÚNIOR FRANÇA de apenas 23 anos, e campeão paralímpico mundial que falava, sobre disciplina, superação e vitórias conquistadas. O momento aconteceu na sede da Força Aérea Brasileira (FAB), e foi coordenado pelo Cel. Av R1 Dias Gomes. A palestra contou ainda com a presença da professora Iluminata Borba, Diretora da FANEC.

França Junior, de apenas 23 anos, é campeão paraolímpico de Para-halterofilismo, com quatro anos representando a seleção brasileira e oito medalhas internacionais, dentre elas o ouro nas paraolimpíadas em Lima/Peru neste ano. No programa de formação e valores, relatou aos jovens o quanto a disciplina foi importante para alcançar esses títulos. “Sou usuário de transporte público, sempre encontrei muitos obstáculos para me locomover na minha cidade como cadeirante. Mesmo assim, não deixo de treinar todos os dias”, contou.

O atleta tem origem humilde. Potiguar, caçula de quatro irmãos, filho de pai analfabeto e mãe diarista, é até hoje o único graduado da família. Quando criança, diziam para que fosse cobrador de ônibus, como a única profissão possível devido a sua deficiência. Mas ele não desistiu de buscar seu sonho de ser advogado, e sonha em também se destacar nessa profissão como vem se destacando no esporte: “Concluo o curso na FANEC em 2020 e espero me dedicar a concursos públicos, pois almejo um cargo federal. Não tenho medo de sonhar alto para alcançar meus objetivos”.

Parceria

A FANEC é parceira do PROFESP - ALA 10/BASE AÉREA DE NATAL, cedendo alunos dos cursos de Educação Física e de Direito, que atuam no programa como bolsistas ou voluntários. O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério da Cidadania, tendo como objetivos ajudar e melhorar a qualidade de vida de jovens e de crianças carentes, promovendo a inclusão social oferecendo no contra turno escolar, nas organizações militares, atividades culturais, esportivas e de reforço escolar. A parceria com a FANEC potencializou atividades para um público especial, incluindo atividades educacionais visando a inclusão digital de deficientes visuais; atividades recreativas, apoio jurídico na confecção dos termos de cooperação técnica entre outras.

• Aluno do Curso de Direito da FANEC dá palestra para crianças e adolescentes e jovens de escolas públicas - Natal/RN

Estágio Supervisionado

• Estágio Supervisionado

Registros Aulas Práticas – Enfermagem

• Registros Aulas Práticas – Enfermagem

Aplicação da Metodologia OSCE no Curso de Enfermagem

O OSCE (ObjectiveStructuredClinicalExamination) tem uma tradição na área da medicina, seu precursor foi Ronald Hardenque desenvolveu esta metodologia na Escócia. O acrônimo OSCE, refere-se à padronização de tarefas e de avaliação baseada principalmente no formato de checklist.

Esta metodologia tem como objetivo avaliar em diferentes contextos o desempenho clínico do aluno através da realização da coleta de histórico e exame físico, orientação do paciente quanto ao diagnóstico, realização de procedimentos, orientação quanto a riscos, eventos adversos, atendimentos de urgências e emergências, resolução de problemas entre outros. Igualmente avalia componentes cognitivos, psicomotores, atitudinais e competências interpessoais.

• Aplicação da Metodologia OSCE no Curso de Enfermagem

Movimento Slalom Freestyle

28 e 29 de outubro de 2018 - As instituições de Ensino Superior FANEC/IESRN foram as primeiras IES a ter in loco campeonato a nível nacional aqui no RN.

• Movimento Slalom Freestyle