UNICEUNA - Centro Universitário Natalense

Como acessar

Palestra sobre responsabilidade civil

Os estudantes do curso de direito da Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC) tiveram uma palestra sobre “Responsabilidade civil nas relações de consumo pelo fato do produto ou do serviço”, ministrada pelo prof. Dr. Fabrício Germano Alves (UFRN). A ação de extensão aconteceu no dia 28 de outubro de 2019 e contou com 70 participantes, do primeiro ao décimo período, com a presença de estudantes de outas instituições de ensino.

A ação foi coordenada por Rodrigo Sidrim, professor e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Fanec, que ressaltou a importância da temática. “O tema foi escolhido pela interdisciplinaridade das disciplinas Responsabilidade Civil, ministrada por mim, e o Direito do Consumidor, especialidade do professor Fabrício Germano Alves, nosso palestrante. E também, pela relevância da proximidade dos 30 anos do Código de Defesa do Consumidor”, explicou.

• Palestra sobre responsabilidade civil

5ª JORFISIO/FANEC

De 17 a 19 de outubro de 2019 aconteceu a 5ª edição da Jornada de Fisioterapia (Jorfisio) da FANEC. Com o tema “Avanços em Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular - o que mudou em 50 anos de profissão?”, destacando a comemoração dos 50 anos de regulamentação da profissão no Brasil, o evento contou com 55 inscritos, com grandes profissionais da área da fisioterapia respiratória e cardiovascular do cenário potiguar. Nesta edição, a Jorfisio foi presidida pelo prof. Dr. Rêncio Bento, coordenador do curso de Fisioterapia da FANEC.

A programação do evento contou com diversas palestras que abordaram temáticas como a área de neurociências, destacando o uso da respiração como antídoto para ansiedade em alunos. E também minicursos, como: fisioterapia no pós-operativo imediato de cirurgia cardíaca, treinamento muscular respiratório, o método pilates como ferramenta apara a reabilitação pulmonar, dentre outros. A cerimônia de abertura teve a presença da Profa. Dra. Selma Bruno (UFRN), que ministrou uma palestra magna com o tema da edição, e uma apresentação do coral do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

“Encerro o evento com grande satisfação ao ter visto a participação efetiva dos alunos durante as palestras e minicursos. Os temas foram discutidos com muita maestria. Nosso evento tem a missão de incentivar a busca pelo conhecimento e o incentivo à produção científica, despertando o interesse desde os alunos que estão iniciando a jornada acadêmica, assim como aqueles que estão prontos para adentar ao mercado de trabalho”, explicou Rêncio. Após o encerramento oficial do evento, houve o anúncio da próxima presidente, a Profa. Larissa Varella, para a 6ª edição do evento em 2020.

• 5ªJORFISIO/FANEC

Aluno do Curso de Direito da FANEC dá palestra para crianças e adolescentes e jovens de escolas públicas - Natal/RN

A Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC) esteve presente nessa quarta-feira (02) participando do Programa Forças no Esporte (PROFESP - ALA 10/BASE AÉREA DE NATAL - Gestor Nacional Cel. Av. R1 Décio Dias Gomes), em uma das atividades previstas no Quadro de Trabalho Semanal (30/09 a 04/10). Um dos palestrantes sobre o Programa de Formação de Valores (PFV) foi proferida pelo aluno João Maria de França, aluno do Curso de Direito da FANEC.

Jovens de seis a 18 anos, alunos de escolas públicas do município de Parnamirim/RN, escutavam com atenção o guerreiro JÚNIOR FRANÇA de apenas 23 anos, e campeão paralímpico mundial que falava, sobre disciplina, superação e vitórias conquistadas. O momento aconteceu na sede da Força Aérea Brasileira (FAB), e foi coordenado pelo Cel. Av R1 Dias Gomes. A palestra contou ainda com a presença da professora Iluminata Borba, Diretora da FANEC.

França Junior, de apenas 23 anos, é campeão paraolímpico de Para-halterofilismo, com quatro anos representando a seleção brasileira e oito medalhas internacionais, dentre elas o ouro nas paraolimpíadas em Lima/Peru neste ano. No programa de formação e valores, relatou aos jovens o quanto a disciplina foi importante para alcançar esses títulos. “Sou usuário de transporte público, sempre encontrei muitos obstáculos para me locomover na minha cidade como cadeirante. Mesmo assim, não deixo de treinar todos os dias”, contou.

O atleta tem origem humilde. Potiguar, caçula de quatro irmãos, filho de pai analfabeto e mãe diarista, é até hoje o único graduado da família. Quando criança, diziam para que fosse cobrador de ônibus, como a única profissão possível devido a sua deficiência. Mas ele não desistiu de buscar seu sonho de ser advogado, e sonha em também se destacar nessa profissão como vem se destacando no esporte: “Concluo o curso na FANEC em 2020 e espero me dedicar a concursos públicos, pois almejo um cargo federal. Não tenho medo de sonhar alto para alcançar meus objetivos”.

Parceria

A FANEC é parceira do PROFESP - ALA 10/BASE AÉREA DE NATAL, cedendo alunos dos cursos de Educação Física e de Direito, que atuam no programa como bolsistas ou voluntários. O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério da Cidadania, tendo como objetivos ajudar e melhorar a qualidade de vida de jovens e de crianças carentes, promovendo a inclusão social oferecendo no contra turno escolar, nas organizações militares, atividades culturais, esportivas e de reforço escolar. A parceria com a FANEC potencializou atividades para um público especial, incluindo atividades educacionais visando a inclusão digital de deficientes visuais; atividades recreativas, apoio jurídico na confecção dos termos de cooperação técnica entre outras.

• Aluno do Curso de Direito da FANEC dá palestra para crianças e adolescentes e jovens de escolas públicas

Estágio Supervisionado

• Estágio Supervisionado