FANEC  UNIP

Como acessar

Responsabilidade Social

Ergonomia e Saúde do Trabalhador - Um Projeto de Responsabilidade Social

Durante o semestre letivo de 2018.1 os alunos regularmente vinculados ao estágio supervisionado em média complexidade foram inseridos e direcionados a desenvolver atividades baseadas nos conceitos de Ergonomia e Saúde do trabalhador, tendo como objetivo atingir todos os funcionários da IES que estivessem disponíveis e que quisessem de livre vontade participar. Cada indivíduo era levado a participar ativamente de todo o processo de elaboração do conhecimento, sob visão holística do ambiente em que estava inserido como futuro profissional e também o funcionário/setor em que ficava responsável pelo cuidado.

A cada ciclo (3 rodízios) era procedido o sorteio dos setores aos quais os alunos ficariam responsáveis, nivelamento de conhecimentos básicos e pactuação dos objetivos e condutas, prazos e formas de avaliação formativa e somativa envolvidas no processo. Diariamente os acadêmicos apresentavam um Plano de Atividade (que poderia ser previamente orientado pelo preceptor) que deveria conter as ações de prevenção, ginástica laboral ou outra conduta previamente autorizada, de forma a atrelar personalidade a abordagem e a realidade do setor.

Sempre nos primeiros contatos com o campo os acadêmicos eram estimulados a proceder uma avaliação para que servisse de base ao diagnóstico e futuras condutas que iriam abordar, e nos encontros semanais seguintes abordado a diversificação e aprimoramento do “saber”, “saber fazer” e “saber ser”. Todo o processo era estimulado a ser registrado em prontuário de evolução, como forma de incutir a obrigatoriedade legal de registros da ação do fisioterapeuta em ambientes profissionais.

A “preceptoria minuto” e a “problematização” foram formas de aprender principalmente selecionadas para os momentos práticos, tendo grande enfoque no “feedback”, obtendo êxito e satisfação tanto dos acadêmicos como dos profissionais atingidos pelo projeto. Os setores de melhor aceitação da prática foram: informática, ASG, secretaria da sala de professores e diretoria, setor de anatomia, tendo participação aberta a menores aprendizes e funcionários registrada sempre em lista. Registro que durante o processo diversos materiais foram utilizados pelos acadêmicos, sejam vídeos, cartazes, cartilhas, palestras e roda de conversa, tornando a vivência rica e estimulante para todos os envolvidos a ponto de, com o final do semestre letivo, funcionários relatarem sentir falta da vivência e das atividades.


Ação Social - Descarte de Medicamentos


Projeto Social - Anjos da Bola


Ação Social

Ações Sociais promovidas pelas instituições FANEC e IESRN


Setembro Cidadão 2015 - Faculdade FANEC citada no Novo Jornal

Fonte: "NOVO JORNAL" – 30/09/2015.


Responsabilidade Sócio Ambiental

O Instituto de Ensino Superior do Rio Grande do Norte - IESRN apoia e divulga o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Acesse e conheça maneiras de realizar trabalhos de cunho social.